16 abril 2007

"Sharing is caring"



Acreditará o estimado leitor se lhe disser que, ao longo dos últimos 13 anos, tomei contacto com as mais diversas formas de actuação da outrora vagamente viçosa indústria discográfica instalada em Portugal. Sendo que um dos elementos mais bizarros dessas práticas sempre disse respeito ao facto de, alheia a garbosos exemplos vindos de fora de portas, a referida indústria nunca ter visto com bons olhos o acto de mostrar à população música gratuitamente. Refiro-me, neste caso, à recusa em contribuir com compilações a publicar com órgãos de informação. Aquilo que hoje é já uma prática em desuso na maioria dos países civilizados, em Portugal nunca chegou a sê-lo efectivamente.

Apesar de observar-se, actualmente, por cá uma ou outra iniciativa vagamente aparentada daquilo que por exemplo marca revistas como a Mojo ou a Uncut, a verdade é que quando isso acontece a coisa não é graciosa. Não se dá nada, antes persuade-se a comprar. Não faço aqui a apologia da cultura de borla, mas de pequenos actos que noutras paragens ajudaram a divulgar, concretamente, a música de gente à partida desconhecida.

Isto tudo, na realidade, apenas para assinalar uma deliciosa iniciativa da não menos deliciosa revista XLR8R, a única a que julgo ser fiel no momento presente. Não costuma, a dita revista, vir acompanhada por CDs quando vendida a não assinantes, mas a edição 106 anuncia dois discos de borla no interior do embrulho de plástico. Observados os dois objectos, a primeira reacção é de alguma estupefacção / desilusão. Os dois discos são exactamente iguais na forma e no contúdo. A coisa muda verdadeiramente quando se lê o autocolante afixado na capa de um deles: "Sharing is caring. Give this copy to a friend, courtesy of Zune and XLR8R".

Lá dentro, música de gente como os !!!, Battles, Brother Ali, Fujiya & Miyagi e Dark Romantics, cedida por editoras como a Warp, !K7, Sub Pop e Stones Throw. Além de gostar muito de música, a XLR8R gosta muito de quem gosta muito de música. Assim é que é bonito.

Mas isto pode ser do meu ouvido, que é 1 pouco mouco.

2 comentários:

  1. "sharing is caring". É bom saber que há revistas assim. Porra

    ResponderEliminar
  2. É excelente este blog!
    Afinal, sempre vamos tendo blogosfera...

    Os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar