15 setembro 2006

Sol

Obviamente, ainda não vi nem li o Sol, o novo jornal semanário dirigido pelo ex-director do Expresso. Mas acabei de ver com alguma atenção o seu logotipo.

Acredito que existam no Sol coisas que me interessam e outras que, mesmo não me interessando patavina, sejam bem feitas. É por isso com algum pesar que constato que o logotipo do Sol, a imagem com que faz a sua identificação, é uma coisa medonha.

Primeiro, e em termos puramente funcionais, porque o logotipo de um jornal perde toda a credibilidade quando simula a escita à mão. Depois, e numa apreciação puramente estética, não é fácil imaginar qualquer coisa pior do que a mistura entre a propaganda turística ibérica, a azulejaria portuguesa e o toque cromático de um Van Gogh de décima categoria.

Mas isto pode ser do meu olho, que é 1 pouco vesgo.

6 comentários:

  1. um jornal que vale por si.
    este semanário não oferece brindes nem faz promoções.

    é bem!

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  2. meu caro pedro

    concordo a 200%, mas da leitura até nem me pareceu mal, comparado com o lodo que vai por aí, ainda por cima a revista tras uma entrevista com a Guta e tudo o que têm a Guta vale a pena...
    ;)
    mas isso pode ser do meu gosto que é um pouco frouxo
    :)

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  3. Big up! Big up!

    Eu fui daqueles que se deparou com a realidade do "está esgotado".

    Reservo, portanto, qualquer comentário para ocasião mais informada.

    Uma coisa é certa: lançar um jornal sem oferecer um serviço de atoalhados em 10 semanas é uma ousadia maravilhosa.

    Abraços.

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  4. As primeiras semanas de vida do Sol serão com certeza as únicas em que eles se poderão dar "ao luxo" de não oferecer brindes. A curiosidade do consumidor garante as vendas, vamos ver se ainda "cagam de cima" daqui a uns meses. O brinde, por desprezível que seja, vende muito... E enquanto a concorrência o fizer o Sol terá de a imitar.

    Espero estar enganado. Que bela surpresa que era…

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  5. Realmente o logo é muito medonho, podia e devia ser uma coisa mais arrojada. Em relação ao semanário, eu gostei e comprei segunda vez. Vai passando.

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  6. Lanço aqui um desafio: enquanto o Expresso "oferecer" DVD, livros, loiça, talheres, etc - tipo dealer que oferece as primeiras doses de droga ou deixa levar à "consignação"... - tudo a comprar o Sol. E esqueçam o logo horrívelllllll!

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