13 fevereiro 2007

Órgao de Soberania



A expressão que me ocorre, neste instante, é "vai lá, vai, e não leves a manta...". Esta coisa da necessidade compulsiva de ouvir música (nova) tem também coisas menos boas. Uma delas é a sensação de descoberta tardia de uma canção, um artista, uma banda. Ninguém gosta de sentir-se atrasado nesta matéria. Quer dizer, eu sou assim.

Por isso mesmo, tenho alguma dificuldade em conformar-me com o facto de só agora, ao segundo mês de 2007, dar atenção ao álbum Public Warning, de Lady Sovereign, "the biggest midget in the game". E havia razões mais do que suficientes para já o ter ouvido: a falta de resultados do trabalho com os Neptunes e o contrato assinado com a norte-americana Def Jam, comandada por Jay-Z, são bons exemplos.

Lady Sovereign havia já imposto a sua curiosa (ou como uma coisa tão pequena pode fazer um estardalhaço tão grande) presença quando em 2005 publicou o EP Vertically Challenged. Só que aí esta moça do tipo arrapazado andava ainda vagamente ligada à estética relativamente hermética do grime, tanto na versão The Streets como Kano. Neste seu primeiro álbum a sério, meus amigos, está um portento.

Ainda que mantendo uma atitude fiel à sua condição de inglesa de classe operária (há décadas que não vejo isto escrito), Lady Sovereign abre os horizontes e, subtilmente, aproxima-se do ideário conhecido de Jay-Z e da Def Jam. Ou seja, aquilo que muitos continuarão (com sentido) a ver como grime, outros tantos entenderão (igualmente com propriedade) a entender como hip hop. Basta que uns sejam ingleses e outros norte-americanos. Para quem se diz anã, Lady Sovereing mostra uma abertura que... "vai lá, vai, e não leves a manta".

Mas isto pode ser do meu ouvido, que é 1 pouco mouco.

2 comentários:

  1. Agora lembrei-me que também tenho aqui o disco guardado para o ouvir e, sabe-se lá porquê. não lhe peguei, eu que gostei do ep da rapariga. Desta vez não escapa.

    ResponderEliminar
  2. "yeah,i do have some stories, and its true i wanted all the glory,go on then go on support me..im english..try and deport meee!" :D

    ResponderEliminar