02 junho 2006

Lisboa, Tejo e Kuduro

Kuduro

A humildade é uma coisa muito jeitosa. Informo o estimado leitor que, nesse departamento, o signatário da prosa é bastante jeitoso. Não tem quaisquer problemas em aprender, mesmo quando essa aprendizagem coincide com a demonstração cabal da ignorância face a uma qualquer realidade.

Hoje à tarde aprendi que me fartei. Ali em Campo de Ourique, em Lisboa, estive na Enchufada à conversa com o Buraka Som Sistema. No caso, com Kalaf, Condutor, Lil' John e Riot. E porra, as coisas que yours truly não sabia, não conhecia, não imaginava.

O Buraka Som Sistema tem sido em certas circunstãncias colado eo rótulo nu-kuduro, designação que nos mereceu uma boa meia-hora de acesa troca de pontos de vista. Nu-kuduro, para os protagonistas da coisa, é uma designação no limiar da barbaridade. Aproveitando uma designação apresentada no Público, alinham mais por uma coisa como "kuduro progressivo", entre outros rótulos absolutamente hilariantes.

Se em Portugal estão orgulhosamente sós na revisão do kuduro pela via de aplicações electrónicas diversas, o que sabem do que em Angola (Luanda, em particular) se vai fazendo num universo semelhante não só impressiona como provoca alguma inveja. Isto de um gajo querer saber tudo sobre tudo dá umas azias relacionadas com a impossibilidade de cumprimento da tarefa...

Que se registe que não há-de tardar muito para que o primeiro registo do Buraka Som Sistema, em vinil de sete polegadas, está praticamente na rua, seguindo-se daqui a não muito tempo um primeiro EP em que constam temas como os já incontornáveis "Ya!" e "Com Respeito". Enquanto o pau vai e vem, experimente o leitor deslocar-se a 12 de Junho ali ao Adamastor, em Lisboa, para assistir a nova edição do Popular Soundclash. Eles vão lá estar. Eles e mais um porradão de gente particularmente interessante.

Entretanto, e para quem não dá muita atenção à barra aqui à direita, visite-se a habitação do Buraka Som Sistema no MySpace. Se encontrar um comentário de DJ /Rupture a louvar a música e a pedir temas, não se espante. É mesmo verdade. O kuduro do Buraka Som Sistema já toca em Londres. Depois digo mais qualquer coisa na edição #3 da SLANG, relativa a Julho e Agosto,

Mas isto pode ser do meu ouvido, que é 1 pouco mouco.

2 comentários:

  1. Boas,

    Tenho acompanhado um pouco os Buraka Som Sistema. Acabei por perder o seu concerto no Mercado, pois tinha chegado recentemente a Lx.
    Da conversa que tiveste com eles, saiu algo sobre a edicao de album EP ou formato semelhante? Vinil? Com o furor que se comeca a criar, e' claro que ajudaria aina mais. E' claro que ainda falta chegarem a mais pessoas, mas o album de remisturas dos 2Many Djs fez maravilhas.
    Um abraco.

    skl.

    PS: os Buraka foram uma das bandas/projectos em destaque esta semana no "This week on 1,2,3 ....@ MySpace" no Music@PL.PT.

    http://musicplpt.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Só agora conheci os Buraka Som Sistem e gostei muito. Venha de lá esse disco depressa!

    ResponderEliminar