16 março 2007

Salada Mista Sem Tomate #4



Muitas são as pessoas - milhares, talvez mesmo centenas... - que diariamente me abordam na rua com uma questão comum. Perguntam-se, além de tentarem desesperadamente levar-me para colocar sobre o napron em cima do televisor das avós, se actualmente nada mais tenho para partilhar com o mundo do que esta Salada Mista Sem Tomate. Se, além do podcast, eu não poderia escrever aqui "daquelas" coisas, "das minhas" coisas. Pelo ar diabólico com que perguntam isto, presumo que querem ler discursos sanguinários, maledicência e humor duvidoso.

Naturalmente, respondo que sim. Que não deixei, overnight, morrer um espírito verbalmente terrorista e francamente céptico. Simplesmente, a era presente - talvez por ser a do Porco - é de produzir. Terei, estimado leitor, chegado a uma preocupante maturidade: se a rádio como a conhecemos em Portugal é maioritariamente preenchida por excremento intelectual e musical, então mais vale que eu mostre que era eu quem lá - na rádio, entenda-se - devia estar. Reconhecerá nestas palavras o benquisto leitor alguma arrogância. É natural. Há quem confunda auto-confiança com arrogância.

Assim, e no intervalo de deambulações escritas intelectuais, fique o prezado freguês com mais uma edição da Salada Mista Sem Tomate. Uma edição especialíssima, vou já avisando. É que o signatário destas linhas tem uma predilecção secular pelo número quatro e por uma vasta miríade de simbologias que se lhe podem atribuir. E esta é a sessão - ou episódio, como gostam de chamar-lhe, em jeito de sitcom - número quatro. Esmerei-me, meu caro receptor. E o resultado é, digo eu, uma categoria.

Confira desde já o gentil leitor o alinhamento desta sessão:

1. The Horrors: "Count in Fives" (Strange House, 2007)
2. !!!: "All My Heores Are Weirdoes" (Myth Takes, 2007)

3. Wolf & Cub: "This Mess" (Vessels, 2007)
4. The Longcut: "Transition" (Call & Response, 2006)

5. The May Onettes: "Lost" (Lost EP, 2006)
6. The Rakes: "Suspicious Eyes" (Ten New Messages, 2006)

7. The Bluetones: "Head On a Spike" (The Bluetones, 2006)
8. Guillemots: "Trains to Brazil" (Through the Windowpane, 2006)

9. The Smiths: "This Charming Man [NY Vocal]" (CD Single, 1992)
10. The Boyfriends: "Brave Little Soldiers" (The Boyfriends, 2006)

11. Datarock: "Fa-Fa-Fa" (Datarock, reed. 2006)
12. The Aliens: "The Happy Song" (Astronomy for Dogs, 2007)

13. The Earlies: "When the Wind Blows" (The Enemy Chorus, 2007)
14. Los Campesinos!: "We Throw Parties, You Throw Knives" (MySpace, 2007)

Como habitualmente, e para que nada lhe falte, o link para a coisa, se não quiser ouvi-lo directamente nesta página no player lá para cima do lado direito: SALADA MISTA SEM TOMATE.

Já agora, nos sanitários públicos do seu bairro já se ouve a Salada Mista Sem Tomate? E na sua estação de rádio nacional preferida? Tome o poder nas suas mãos, estimado leitor. Revolte-se contra o silêncio que o ruído provoca.

Mas isto pode ser do meu ouvido, que é 1 pouco mouco.

4 comentários:

  1. Pedro,
    Desde uma célebre e deliciosa conversa/emissão universitária na Nova de Lisboa que não te vejo.
    Continuas igual, e isso parece-me bem.
    Já agora, o nº3 não é mau.

    Um abraço e um tomate
    Sérgio Alves

    ResponderEliminar
  2. Grande Sérgio!

    Long time no speak & no see!...

    Bela emissão na Nova, a de que te foste lembrar.

    Manda notícias.

    Cheers!

    ResponderEliminar
  3. Eu pessoalmente quando quero ouvir música que gosto ponho o meu leitor de CDs a funcionar, não rádio. A rádio é para a maioria, e não para o umbigo nem para os amigos que partilham o gosto musical... Uma rádio pirata para o Sr. Pedro Gonçalves temperar à sua vontade a Salada Mista Sem Tomate. E isto não é arrogância, nem auto-confiança, é constatação de um facto. Com pena, é certo. Grande salada!

    ResponderEliminar
  4. Estimada Allengirl:

    Compreendo e aceito o ponto de vista, mas se as coisas fossem efectivamente como diz, nunca a RTP teria um segundo canal. Nem teria existido uma XFM, nem uma Voxx, nem agora uma Radar nem tão pouco uma Antena 3 pós-20h00. Mesmo que não me reveja integralmente em nenhum dos casos citados. Sabe o que dá muitas minorias juntas?

    Espero, pelo menos, que agora já tenha uma alternativa ao leitor de CDs quando quiser ouvir música. E isto é, agora sim, vagamente arrogante.

    Obrigado pela partilha e pela preferência, como diz o outro.

    Cheers!

    ResponderEliminar