27 abril 2007

Da utilidade das coisas



Há elementos da vida em sociedade dos quais aprecio o seu carácter militante. Não vou enumerá-los, até porque as polícias andam atrás de tudo o que mexa fora do gigante inodoro que é o eixo centrista.

O universo da comunicação livre e democratizada vulgarmente conhecida como comunidade blogger é, curiosamente, um dos elementos em que a militância me atrai cada vez menos, para não falar em repulsa.

Esclareço que não me atrai num plano puramente pessoal, no sentido em que não vejo por que exercer esta actividade com militância e espírito de missão. Interessa-me pouco, pelo menos no momento em que escrevo estas linhas, perceber até que ponto se interessa esta ou aquela pessoa pelas linhas que escrevo.

Em primeiro lugar, o excesso de informação (num sentido muito amplo, incluindo tudo o que não tem nada de informativo) intimida-me. Se não consigo absorver tudo, então mais vale não absorver nada. Em segundo lugar, hoje visitei os blogs de dois amigos - Jorge Manuel Lopes e Gonçalo Palma - e pensei: "ora isto é que é comunicar com propósito". Cada um à sua maneira, com estilos distintos e substractos radicalmente diversos.

Em ambos os casos, eles estão a fazê-lo como deve ser. Por isso, e por um conjunto nada desprezível de desilusões que no espaço de dois anos tive com o universo da comunicação (como o nascimento e morte infantil de projectos em que me envolvi), não estou com grande vontade de acompanhar o ritmo e a qualidade dos veneráveis amigos citados.

Espero que, com esta vaga explicação, fique o leitor esclarecido sobre a principal justificação para considerar que o real contributo que posso dar a este universo é nesta altura a Salada Mista Sem Tomate. É o que sinto agora, neste segundo. Sem um pingo de militância, aviso.

Mas isto pode ser do meu ouvido, que é 1 pouco mouco.

1 comentário:

  1. Caro amigo,
    no que me toca, obrigado.
    Não seria nada bom perdermos as tuas belas e sinceras prosas, mas se o sucesso das tuas saladas te safa do anonimato, já é muito positivo.

    Um abraço deste bro!

    Gonçalo Palma

    ResponderEliminar