14 outubro 2005

Danger Mouse & MF Doom, Cartoons Auditivos SA

Danger Doom

Naquilo a que muitos gostam de chamar underground no universo do hip hop, Danger Mouse e MF Doom são dois nomes que provocam sentida vénia. O primeiro como produtor, conhecido a partir do momento em que o seu "Grey Album" (cruzamento musical entre o "White Album" dos Beatles e o "Black Album" de Jay-Z) provocou calafrios à indústria do disco e se tornou num considerável sucesso de download livre autorizado. O segundo como MC. "The Mouse & The Mask" resulta, como está fácil de perceber, da colaboração dos dois. E é um disco garbosamente lúdico.

Ambos os fabricantes de "The Mouse & The Mask" têm um fascínio pelo universo não apenas imagético dos cartoons, assimilando e reciclando os sons alegadamente divertidos que muitas vezes acompanham as imagens. Daí que o álbum seja, efectivamente, uma deambulação de Danger Mouse pelos samples mais "cartoonescos" da sua colecção e mais uma afirmação do flow e do conteúdo também lúdico do rap de MF Doom. Mesmo que, no caso de MF Doom, pelo meio da "brincadeira", exista quase sempre um espaço subliminarmente sério.

"The Mouse & The Mask" não é, como já se escreveu, um disco de hip hop que muda uma vida. (Aliás, seria interessante tentar enumerar cinco que o façam nos últimos cinco anos, já que estamos no assunto.) É, tão somente, uma produção viciante de Danger Mouse em que à delicadeza rude de MF Doom se juntam ainda, por exemplo, os contributos dos respeitáveis Ghostface e Talib Kweli. Para usar uma frase batida, se este ano só lhe apetecer comprar um álbum de "hip hop lúdico"...

Mas isto pode ser do meu ouvido, que é 1 pouco mouco.

1 comentário:

  1. Aí, Nuno, discordo.

    Um álbum mudar uma vida não é o mesmo que um álbum ser vital para a música.

    Mas percebo perfeitamente o que queres dizer.

    ResponderEliminar