22 dezembro 2005

Queira desculpar...

Podcast

Queira o mais do que gentil leitor desculpar alguma irregularidade na cadência a que os posts vão sendo colocados neste meu cadinho dessa coisa de nome hediondo que é blogosfera.

Na realidade, isto tem razões, e razões tão relevantes quanto absolutamente desprezíveis. Sobretudo, tenho outras coisas para fazer, como dormir que nem um gato anestesiado, escrever para finalidades que serão conhecidas mais tarde ou mais cedo, travar uma já lendária relação com a Segurança Social para receber aquilo a que tenho direito, ir construindo um projecto que nasceu de uma visão e, no meio de tudo, adquirir por formas diversas e ouvir música.

Nos últimos dias, tem-me ocupado especial parte do tempo a descoberta do universo dos Podcasts. São, para os menos dados a estas coisas, ficheiros áudio (como misturas pessoais, alocuções, programas de rádio, etc.) que podem ser puxados para o computador de qualquer cidadão que o ouve quando bem o entender. Os Podcasts pressupõem regularidade, o primeiro passo para a fidelização de ouvintes.

Ando a estudar como se fazem e difundem Podcasts. Numa noite recente, num excelente programa de televisão que a 2: costuma transmitir na madrugada de um qualquer dia da semana, o "Clube de Jornalistas", falava-se da importância da blogosfera na definição da intenção de voto na véspera de uma eleição como a que aí vem. A esse propósito, e com razão, dizia um estudioso na matéria eleitoral que os muitos blogs de natureza política, mesmo os mais reputados e alimentados pelos mais ilustres pensadores, são lidos por uma quantidade parasitária da população.

Dizia o mesmo convidado que os blogs, quem os mantém e quem os consulta compõem hoje uma elite intelectual. Como não lhe detectei intenção jocosa, não me chocou a expressão. Só que ter um blog não significa pertencer à tal elite intelectual que trata a internet por "então, pá?". Eu sou o primeiro a assumi-lo e a confessá-lo. Nos dias que correm, sou um patego info-excluidíssimo.

Ando há dias a estudar os Podcasts. Já misturo no Audacity, já sei converter em mp3 aquilo que faço, já estou inscrito ou Ourmedia.org. Só que não faço a mínima ideia do que são ficheiros XML, não suspeito sequer da definição de RSS Feeds e coisas do género com que me vou deparando nos mais diversos turoriais. Uma coisa garanto, no entanto. Mais mês, menos mês, este blog terá aqui um link para o primeiro de uma possível série de Podcasts.

Às tantas ainda ressuscito O Mensageiro da Moita, que aos domingos à noite fazia na finada Voxx a mielas com o meu camarada Luís Pinheiro de Almeida, o Beatle português. É que, olhando para a rádio que hoje nos acompanha no automóvel, prefiro claramente ouvir as alarvidades passadas dentro de um estúdio onde aconteceu tudo menos relações sexuais.

Mas isto pode ser do meu ouvido, que é 1 pouco mouco.

6 comentários:

  1. Hmmm...Podcast, Rss...Quanto ao primeiro, sugiro uma visita a estesite.
    sítio. Sobre o Rss feed, podes saber o que é em qualquer sítio de notícias como o Público ou a Tsf. Também me interessa o tema. Fico à espera dos resultados do estudo.

    ResponderEliminar
  2. És tu a estudar Podcasts e eu às voltas com a colocação de um ou mais players/radio.blog no meu blog....Bem que eu queria ter uma musiquinha no meu espacinho pequenino...:(

    Bem...fica bem.
    E se não comentar mais, óptimas Festas para ti!

    Cheers...

    ResponderEliminar
  3. Devia haver gente a fazer isto de borla...

    Cheers!

    ResponderEliminar
  4. O regresso do Mensageiro da Moita? Onde é que tenho que assinar para o trazer de volta? As noites de Domingo nunca mais foram as mesmas...

    ResponderEliminar
  5. Podemos sempre começar por uma reunião de 10 milhões de assinaturas...

    Cheers!

    ResponderEliminar
  6. tudo menos isso... mas se ainda precisares de ajuda (para os podcast, não é para as assinaturas porque eu nem sei escrever) dá-me um toque porque eu já dominei essas arcanas artes.

    ResponderEliminar