13 fevereiro 2006

Rugged

Carhartt_Rugged

Bem sei que começo a parecer uma "gaja" com a história das marcas e, sobretudo, das marcas de vestuário, mas deixai-me auto-atribuir-me a arrogância de pensar que cada vez que abordo o assunto dou a volta ao texto de modo a que ele pareça menos, digamos, de "gaja".

O que aqui me traz desta vez é o facto de existir há meia-dúzia de temporadas (descansai: em matéria de moda, temporadas são coisas que não domino e me parecem todas iguais) é uma revista que, distribuída gratuitamente numa ou noutra loja mais esclarecida, tem o beneplácito oficial (também pode ler-se graveto) de uma reputada marca de street wear e que é exímia na intrincada arte de retratar aquilo que habitualmente se designa por cultura urbana. Chama-se Rugged e pertence à mui estimada Carhartt.

Desde logo, a Rugged rejeita por completo o possidónio conceito, por exemplo muito propalado em revistas e publicidade afectas ao surf, da sujidade supostamente gráfica aplicada sobre fotografia. Isso, no meu universo, é uma coisa maravilhosa. Na Rugged, o que é lixo gráfico é lixo gráfico assumido. Melhor: o que é para ler, consegue de facto ser lido. Depois, não é um catálogo de roupa. É antes um compêndio de retratos de maravilhosos gadgets, de reportagens, de entrevistas e de tudo o que mais caiba no tal conceito tem-te-não-caias da urban culture.

Apanhei recentemente a edição #6 e vou avisando que, para aqueles que vão para a varanda gritar que viram um galo de Barcelos na Harper's Bazaar, lá vem uma foto-reportagem, a preto e branco, da feitura de um filme de skate em que os intervenientes são os mestres de street e half-pipe da equipa Carhartt. A coisa passa-se em Lisboa. Agora podeis gritar de orgulho.

Não é a Colors, da Benetton, muito bem. Mas é muito melhor que a La Redoute.

Mas isto pode ser do meu ouvido, que é 1 pouco mouco.

6 comentários:

  1. E com banda desenhada daquele génio belga de ar demente que agora não me ocorre o nome. Será belga? Pergunto mesmo mais, será belga?

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo:

    Não tenho agora a Rugged à mão, mas confirmarei a suposição...

    Ainda bem que conhece a Rugged. Lucky you.

    Cheers!

    ResponderEliminar
  3. "Conhece?". Mas agora somos sportinguistas ou quê?

    ResponderEliminar
  4. Nada disso, caríssimo...

    Apenas não abuso da confiança de pessoas que julgo não conhecer.

    Cheers!

    ResponderEliminar
  5. boas.
    posso perguntar onde e que se encontram essas revistas?ando à imenso tempo ha procura dela e ja comecei a desesperar.
    obrigada e cumprimentos.

    ps. adorei os seus posts.sem duvida interessantes

    ResponderEliminar
  6. desculpe esqueci-me de deixar o meu contacto

    tania_zelda@hotmail.com
    se me pudesse mesmo dizer onde encontrar essa revista agradecia imenso.
    obrigada

    ResponderEliminar